Notícia da Cosan, Eldorado, semana decisiva para Aécio, e outros destaques

19 de junho de 2017 Por Redação

Relatório Focus

As instituições financeiras ouvidas pelo Banco Central no relatório Focus, reduziram a estimativa para o Produto Interno Bruto deste ano e de 2018. A previsão para o PIB (Produto Interno Bruto) passou de 0,41% para 0,40% em 2017. Para 2018 passou de 2,30% para 2,20%. Veja mais dados clicando aqui.

Corporativo

Produção da Petrobras cresce em maio

Petrobras informou nesta segunda, 19, que sua produção total de petróleo e gás natural, em maio, foi de 2,80 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boed), sendo 2,68 milhões boed produzidos no Brasil e 120 mil boed no exterior. A produção média de petróleo no país foi de 2,18 milhões de barris por dia (bpd), volume 3,9% superior ao de abril. Leia mais aqui.

Cosan

A Cosan (CSAN3) comunicou que a proposta apresentada pela Raízen Energia, joint venture formada entre a Cosan e a Shell, para a aquisição das usinas de Santa Cândida e Paraíso, foi considerada vencedora.

A proposta vencedora feita pela Raízen foi de R$ 823 milhões e considera apenas as duas unidades produtivas da UPI Tonon, sem sucessão de dívidas e obrigações do Grupo Tonon. A Tonon está recuperação judicial. As duas usinas estão localizadas no estado de São Paulo nos municípios de Bocaina e Brotas, região onde a Raízen já atua, e juntas possuem uma capacidade de moagem anual de aproximadamente 5,5 milhões de toneladas de cana. Se concluída a operação, a Raízen espera operar com uma capacidade total de moagem de aproximadamente 73 milhões de toneladas de cana por ano.

BB

Após a notícia do jornal Valor Econômico, que afirmou que juiz Sergio Moro autorizou abertura de inquérito para apurar pedidos de propina feitos ao Grupo Odebrecht por Aldemir Bendine, ex-presidente do Banco do Brasil e da Petrobras, o Banco do Brasil (BBAS3) prestou esclarecimentos à Comissão de Valores Mobiliário e à Bovespa.

O BB afirmou que não seria possível atestar a veracidade das informações veiculadas nas notícias divulgadas.

“Desde abril passado, quando ocorreu a primeira veiculação dos depoimentos prestados por colaboradores da Odebrecht, no âmbito da Operação Lava-Jato, nos quais foi citado o nome do ex-presidente do Banco do Brasil, Sr. Aldemir Bendine, a Auditoria Interna da Companhia, por solicitação do seu Conselho Diretor, vem apurando os supostos fatos referidos nos depoimentos e nas notícias divulgadas pela imprensa”, declarou a instituição.

Eldorado

A Eldorado Brasil Celulose afirmou que foi informada que sua controladora J&F Investimentos assinou acordo de confidencialidade com a Celulosa Arauco Y Constitucion para análise de eventual transação envolvendo a companhia.

Desde a divulgação da delação dos irmãos Joesley e Wesley Batista, integrantes da família que controla a holding, o mercado especula a venda de empresas controladas pela J&F, como a Eldorado.

Foi destaque no feriadão (resumo)

– O presidente Michel Temer vai protocolar nesta segunda-feira (19), ações civil e penal na Justiça contra o empresário Joesley Batista, um dos donos do grupo J&F. Em entrevista à revista Época, Joesley disse que Temer é “o chefe da quadrilha mais perigosa do Brasil”.

– João Batista de Andrade, ministro interino da Cultura, entregou carta de demissão a Temer.

– Fernando Henrique Cardoso defendeu em carta a renúncia de Temer e eleições diretas.

Estudo gráfico

O trader e investidor Leonel Lacerda estuda o gráfico do Ibovespa e mostra seus suportes e resistências. Também estuda Vale5, Petr4, Klbn11, Bbas3, Itub4, Bbdc4, Rail3, Goau4, Ggbr4, Usim5 e Csna3. Assista aqui.

Agenda do mercado

Terça, 20

– primeira turma do STF julga pedido de prisão de Aécio Neves (PSDB)

Quarta, 21

– 11h30 – estoques do petróleo nos EUA

– 13h30 – fluxo cambial estrangeiro

Quinta, 22

– 8h30 – Banco Central divulga o Relatório Trimestral de Inflação

Sexta, 23

– 9h – IPCA – 15 junho

 

 

Queremos te ouvir

Se você viu algum erro na reportagem ou se quiser fazer um comentário (sugestão, crítica) para que possamos aprimorar nosso serviço, escreva para [email protected]