Já se sentiu como parte de uma manada no mercado?

27 de junho de 2017 Por Redação

screenshot_44

 

 

O que levou milhares de pessoas a comprar ações entre 2010 e 2012 das empresas do Grupo EBX, controlado por Eike Batista, mesmo que quase todas as companhias ainda fossem pré-operacionais e, portanto, de alto risco para o pequeno investidor?

O que faz com que muita gente invista em alguns “modismos” financeiros que surgem de tempos em tempos, mesmo que as pessoas não saibam ao certo no que estão investimento nem por que estão aplicando naquela modalidade?

Quem nunca tomou uma decisão influenciada pelo grupo (sociedade, família, ambiente de trabalho) no qual estava inserido? É normal que o grupo exerça pressão para a conformidade. Nesse sentido, é muito mais fácil fazer o que todos fazem, isso traz a sensação de conforto e segurança.

O problema é que em finanças esse tipo de comportamento pode provocar estragos no seu capital.

Ser ‘Maria vai com as outras’ no mercado financeiro, por exemplo, é perigoso porque “as outras” talvez nem saibam para onde vão. Em respeito às ‘Marias’ que nos leem, vamos evitar essa expressão popular e utilizar ‘Comportamento de Manada’.

Vamos a um exemplo. Em 2009 muitos investidores começaram a comprar ações da OGX, a petroleira do grupo de Eike Batista. Tal ação chegou a valer 23 reais em 2010 (na época a gigante Petrobras valia quase isso). E muita gente que investia no mercado de ações falava que havia comprado esse ativo, a queridinha do mercado. Sendo assim, mais e mais gente comprava. Um típico comportamento de manada.

Quem tinha experiência no mercado ou conhecimento sobre fundamentos de empresas (fundamentos operacionais e financeiros) afirmava que a companhia ainda era pré-operacional, portanto todo cuidado era pouco pois a OGX ainda não produzia petróleo.

Quem deu ouvido a isso? Poucos. O fato é que pessoas físicas foram às compras em massa. Muitos pequenos investidores compraram dessa ação o equivalente a 30%, 40%, 50% (alguns casos até mais) do capital total que tinham. Um erro grave em se tratando de renda variável, onde o correto é montar uma carteira com diferentes papéis para reduzir o risco.

Em 2012 a petroleira de Eike afirmou ao mercado que iria produzir bem menos petróleo que estimava inicialmente. Resultado: queda de 25% em um dia, e nas semanas seguintes mais quedas fortes. Durante 2013 a situação só piorou com mais e mais desvalorizações. Em outubro de 2013 empresa valia alguns centavos. Quem aplicou o dinheiro nela e não tirou (na esperança que houvesse recuperação) amarga perdas irreparáveis, principalmente após o grupamento realizado no primeiro semestre de 2016 (esse foi o motivo de a empresa passar a valer mais que um real novamente).

A tendência de agir influenciado pelo grupo não ocorre só no mercado de ações. É muito comum também na chamada renda fixa, com fundos, títulos e outros ativos considerados de menor risco. Não é difícil encontrar pessoas que aplicam o dinheiro conquistado com muito trabalho em uma modalidade de investimento só porque conhecidos, amigos, familiares estão investindo. A famosa “dica” do cunhado que sempre fala que está “ganhando muito” em algum tipo de aplicação. Desconfie dos que ganham sempre.

 

Como evitar o Comportamento de Manada?

O primeiro passo é avaliar bem onde você vai colocar seu dinheiro. Busque informações sobre os riscos do investimento e se é possível fazer algum tipo de manejo de risco (medidas que limitam as perdas, caso ocorram). É importante também nunca colocar todo seu capital em uma única modalidade de investimento.

 

img_3965

 

As manadas e a bolhas

E por fim, vale mencionar nesse artigo que esse fenômeno comportamental é o responsável também por inflar as temidas bolhas especulativas que sempre terminam em ‘crashes’.

O que alimenta a bolha é a euforia. As pessoas investem em algo, ganham dinheiro e querem ainda mais lucro. A situação piora quando elas encontram outros investidores que também estão ganhando com o mesmo ativo. E juntas, acreditam que aquilo no que aplicaram vai dar altos retornos infinitamente. Ganância e medo de ficar de fora do grupo dos ganhadores. Pronto, essa é a receita da bolha.

Assim foi na segunda metade dos anos 90 com a bolha das pontocom. Algumas ações se valorizam tanto que pareciam que iriam subir para sempre (era moda comprar papéis de empresas de tecnologia, principalmente da Internet).

Depois veio a bolha com lastro no setor imobiliário nos Estados Unidos que ao estourar provocou a crise de 2008.

Na Bolsa de Valores é comum ocorrer bolhas pontuais de algumas ações, que sobem 100%, 1000% em um curto período de tempo e depois devolvem os ganhos, empobrecendo quem comprou no topo da alta.

Desconfie de ações que valem centavos e passam a subir fortemente. Consulte um analista certificado ou um consultor certificado antes de tomar uma decisão de investimento, principalmente na renda variável.

O mais importante é você se perguntar: será que não estou dentro de um grande movimento de manada? Se estiver, até que ponto a manada tem razão? Será um movimento baseado apenas na euforia?

É assim que a gente aos poucos vai criando consciência para alocar com mais cuidado nosso tão precioso dinheiro.

 

Leia as outras reportagens dessa série:

Aprenda a se proteger de si mesmo na bolsa

Fatos recentes têm forte influência sobre a mente

Nossa mente guarda valores. Desconfie disso

Confiar em si é bom, mas com excesso é perigoso