Ibovespa fecha em queda. Na semana cai 0,48%

9 de junho de 2017 Por Redação

Atualizado às 17h50min

 

O Ibovespa fechou em queda de 0,87% nesta sexta-feira aos 62 mil 211 pontos. O índice acelerou as perdas nas horas finais de pregão com as Bolsas nos Estados Unidos sob pressão vendedora.

Destaque para os papéis da Apple (AAPL) que tinham queda de quase 4% no índice Nasdaq. Google e Facebook caíam 3%. Nasdaq derretia 1,8%. O mercado americano repercute que a Apple tem problemas com o iPhone 8 e deve atrasar entrega. Vários fornecedoras da companhia estariam com problemas na produção de peças para o iPhone 8.

Na B3 (antiga Bovespa) a Natura (NATU3) desabou mais de 7% após anunciar oferta para comprar a The Body Shop por 1 bilhão de euros.

JBS (JBSS3) derreteu 2,6% com a notícia de que o governo faz uma ofensiva contra a empresa. A Polícia Federal realizou uma operação em São Paulo na sede da empresa para busca e apreensão de material. A operação é resultado das investigações da Comissão de Valores Mobiliários sobre a compra e venda de dólares da empresa antes da delação de Joesley e Wesley Batista, donos da J&F, controladora da JBS.

Maiores altas do Ibovespa

a9

Maiores quedas do Ibovespa

09b

 

Corporativo

Natura inicia negociações para compra da The Body Shop

A Natura (NATU3) apresentou uma oferta vinculante para a aquisição de 100% das ações de emissão da The Body Shop e seu grupo de subsidiárias. O valor da empresa, que pertence ao conglomerado L’Oréal, é estimado em 1 bilhão de euros.  Leia aqui a notícia completa.

JBS

O governo federal articula uma reação contra grupo JBS (JBSS3) em três frentes. É o que afirma o jornal O Globo nesta sexta-feira. Segundo a publicação, o Planalto atua em frentes como punição mais rígida da CVM e cobrança de dívidas do INSS. Além disso, bancos públicos teriam suspendido créditos ao grupo e vão exigir garantia na renegociação de dívidas. As reação do governo ocorrem após a delação dos irmãos Joesley e Wesley Batista, que comprometem o presidente Michel Temer, e desencadearam a partir de maio a nova etapa da crise política.

Usiminas

Mais um capítulo da novela sobre a disputa acionária na Usiminas ((USIM5).

A Justiça de Minas Gerais negou liminar pedida pela Nippon Steel que pleiteava a suspensão da eficácia da ação contra o ex-presidente da empresa, Rômel Erwin de Souza.

A informação consta em um comunicado ao mercado emitido pela Usiminas  nesta quinta-feira.

A ação contra Rômel, que era apoiado pela Nippon Steel, foi aprovada por assembleia de acionistas em abril.

Em março foi eleito Sergio Leite como presidente-executivo da Usiminas. A Ternium, que divide o controle da Usiminas com a Nippon Steel e defende a eleição de Sergio Leite afirma que houve perda da confiança do colegiado Rômel Erwin de Souza.

Tupy

O Conselho da Tupy (TUPY3) aprovou o pagamento de juros sobre o capital próprio no valor bruto de R$ 50 milhões, correspondente a R$ 0,34679475 por ação (valor bruto).

O pagamento deverá ser realizado no dia 28 de junho de 2017 aos acionistas inscritos nos registros da companhia em 13 de junho de 2017.

As ações serão negociadas “ex juros sobre capital próprio” a partir de 14 de junho de 2017.

Política

Julgamento da chapa Dilma Temer em momento decisivo

O resultado do julgamento da ação que pede a cassação da chapa Dilma/Temer deverá ser conhecido nesta sexta.

O posicionamento dos ministros durante as manifestações preliminares indica que Michel Temer deverá ser absolvido.

Internacional

Incertezas no Reino Unido

Os conservadores da premiê britânica Theresa May venceram as eleições mas não obtiveram maioria absoluta no parlamento, o que enfraque May para negociar o Brexit. O principal concorrente da primeira-ministra, o líder trabalhista Jeremy Corbyn, pediu a renúncia de May.