- Finance News - https://financenews.com.br -

Ibovespa reduz ganhos e fecha abaixo dos 62 mil pontos

Atualizado às 17h25

 

O Ibovespa reduziu os ganhos na tarde desta quarta-feira e fechou em leve alta de 0,15% aos 61 mil 922 pontos.

As ações preferenciais (BBDC4) e ordinárias (BBDC3) do Bradesco dispararam mais de 3%. A empresa divulgou que o Tribunal Regional Federal da 1° Região decidiu por unanimidade pelo trancamento da ação penal contra o  diretor-presidente da companhia, Luiz Carlos Trabuco.

Bradespar (BRAP4), holding que detém ações da Vale, liderou os ganhos do Ibovespa e subiu 5,3%. Já os papéis preferenciais da Vale (VALE5) caíram 1,3%.

Petrobras (PETR4) teve baixa de 2,4% com o barril de petróleo nos EUA (WTI) derretendo mais de 3%. A informação de que os estoques de petróleo tiveram queda menor do que o esperado nos EUA derrubou o preço do barril.

Cesp (CESP6) desabou 4,8% após o governo paulista não chegar a um acordo com o governo federal para uma renovação por 30 anos de suas concessões.

O destaque desta tarde foi o aumento dos juros americanos. Os membros do Federal Reserve, o Banco Central americano, decidiram elevar a taxa de juros nos EUA em 25 pontos-base para a faixa entre 1% a 1,25%.

Maiores altas do Ibovespa

14a

Maiores quedas do Ibovespa

14b

Destaques no setor corporativo

JBS

Em meio a crise gerada após a delação de Joesley e Wesley Batista, a JBS (JBSS3) confirmou a nomeação de Marcelo Proença para o cargo de Diretor Global de Compliance. O executivo terá como missão garantir as melhores práticas de governança do mercado. A diretoria de compliance responderá diretamente para o Conselho de Administração da JBS.

Bradesco

O banco Bradesco (BBDC4) informou que no âmbito da “Operação Zelotes” a quarta turma do Tribunal Regional Federal da 1° Região, em sessão realizada no 13 de junho, decidiu por unanimidade pelo trancamento da ação penal contra o  diretor-presidente da companhia, Luiz Carlos Trabuco Cappi, por “falta de justa causa”.

Em março, o Tribunal Regional Federal da 1ª região negou a rejeição da denúncia ou a absolvição sumária de Trabuco.

A Zelotes investiga o suposto pagamento de propinas por bancos e empresas para a compra de decisões no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais.

Conselho da Petrobras aprova função de diretor adjunto de Governança e Conformidade

O Conselho de Administração da Petrobras aprovou a criação da função não estatutária de diretor adjunto de Governança e Conformidade.

“A medida é mais um avanço no sistema de governança da companhia dado que o diretor adjunto concentrará seu foco de atuação em ações internas, especialmente aquelas ligadas a demandas de controles internos, governança corporativa e governança societária, assim como prevenção e investigação”, explicou a companhia.
A nova função é temporária, inicialmente até 31/12/2019, quando será realizada avaliação sobre a necessidade de prorrogação da função por mais dois anos.

Para a nova função de diretor adjunto de Governança e Conformidade foi designado o atual gerente executivo de Contabilidade e Tributário, Paulo José Alves.

Refinaria Manguinhos

A Refinaria de Petróleos de Manguinhos (RPMG3), empresa em Recuperação Judicial, comunicou que assinou nesta quarta-feira, 14, um acordo de confidencialidade com a empresa VTTI.

A companhia afirmou que o objetivo é discutir ao longo dos próximos 6 meses projetos visando a exploração do negócio de armazenagem de líquidos em seu parque de tancagem anexo à refinaria.

CVM condena Eike Batista

A Comissão de Valores Mobiliários condenou Eike Batista a pagar multa de R$ 21 milhões. O empresário foi acusado por uso de informação privilegiada com ações da OSX.

Cesp

O Conselho Diretor do Programa Estadual de Desestatização decidiu nesta terça-feira recomendar ao governador paulista, Geraldo Alckmin, o prosseguimento do processo de venda do controle societário da Cesp (CESP6). O governador tucano havia afirmado que estava trabalhando para privatizar a Cesp ainda este ano.

Minerva

A Minerva (BEEF3) informou que vai retomar as atividades de sua unidade localizada na cidade de Mirassol D’Oeste, estado do Mato Grosso, a partir de meados de julho. A unidade de Mirassol D’Oeste possui capacidade de abate e desossa de aproximadamente 1.100 cabeças por dia.

Telebras

A Telebras (TELB3/TELB4) comunicou que o Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas, lançado dia 4 de maio, após 38 dias de viagem em órbita foi acomodado no seu lugar definitivo no espaço para os próximos 18 anos.

A partir de 15 de junho será iniciada a fase de passagem definitiva do comando da operação do Satélite para a Telebras, operação esta que vai durar até 30 de junho. Após os testes, a Telebras já poderá ativar clientes na rede do Satélite.

Produção industrial na China melhor que o esperado

O Instituto Nacional de Estatísticas da China informou que o valor da produção industrial chinesa permaneceu inalterado em 6,5% em maio. As vendas no varejo no gigante asiático também permaneceram inalteradas em uma taxa anual de 10,7%. Ambos os dados vieram acima das expectativas dos analistas.

Joesley volta e afirma que não estava ‘passeando’

Joesley Batista, integrante da família que controla a JBS (JBSS3), disse que estava na China. O empresário voltou ao Brasil no último domingo e afirmou que não estava “passeando” em Nova York. Segundo o jornal O Globo, Joesley prestou depoimento na investigação sobre conta da JBS para Lula e Dilma. Em delação, empresário afirmou que manteve duas contas no exterior por onde passaram cerca de US$ 150 milhões para os dois ex-presidentes.