Entenda como funciona um clube de investimento

1 de junho de 2017 Por Redação

img_0531

 

Muitas pessoas têm medo de investir na Bolsa de Valores porque avaliam que esse tipo de investimento é complicado e arriscado demais. De fato, o risco na renda variável é maior do que em outras modalidades, como, por exemplo, nos produtos da renda fixa.

Mas se você acredita que tem perfil para aplicar parte de seu dinheiro em ações, e mesmo assim fica fora desse mercado por avaliar que é difícil entendê-lo, uma forma fácil de, aos poucos, conhecer mais sobre compra e venda de ações é fazer parte de um clube de investimento.

Para que serve o clube?

Um clube de Investimento tem como principais objetivos ser um instrumento de aprendizado para o pequeno investidor e um canal de acesso ao mercado de capitais. Trata-se de um condomínio formado por pessoas físicas para a aplicação de dinheiro em ativos financeiros, como ações de empresas listadas na Bolsa de Valores.

Vantagens do clube

Esse tipo de associação pode ser formado por um grupo de amigos ou familiares. Para ser aberto é preciso ter no mínimo três pessoas e no máximo 50.

Com o volume maior de recursos originado pela soma da parcela de cada integrante do clube, é possível diversificar a aplicação, investindo em ações de diferentes empresas e setores da economia, com custos de transação proporcionalmente menores.

Além disso, há maior liberdade por parte das pessoas que compõem o clube sobre quanto e onde será investido. Os integrantes reúnem-se periodicamente para debater as melhores oportunidades de investimento, o que lhes garante participação, controle e aprendizado.

Quem administra?

O clube deve ser administrado por sociedade corretora, sociedade distribuidora, banco de investimento ou banco múltiplo com carteira de investimento, que é responsável pelo conjunto de atividades e de serviços relacionados direta e indiretamente ao seu funcionamento.

Já a gestão pode ser realizada pelo administrador, eleito pela assembleia geral, ou por pessoas naturais ou jurídicas contratadas pelo administrador, desde que, em qualquer hipótese, previamente autorizados a exercer a atividade de administrador de carteira de valores mobiliários pela Comissão de Valores Mobiliários.

Taxas a serem pagas

Pelos serviços prestados o administrador do clube de investimento poderá cobrar taxa de administração e taxa de performance, nos termos e condições previstos no regulamento e no estatuto do clube.

Antes de integrar um grupo desse tipo procure saber bem sobre outras taxas cobradas. Além disso, procure se informar com um profissional certificado sobre os riscos de aplicar seu dinheiro na renda variável, como por exemplo, a Bolsa de Valores.