MANCHETE 2

Petrobras reduz em 5,4% o preço da gasolina e em 3,5% o preço do diesel

 

 

A Petrobras informou que o Grupo Executivo de Mercado e Preços (GEMP), após avaliação, decidiu reduzir o preço médio nas refinarias em 5,4% para a gasolina e em 3,5% para o diesel.

“A decisão foi guiada predominantemente por um aumento significativo nas importações no último mês, o que obrigou ajustes de competitividade da Petrobras no mercado interno. Conforme princípio da política em vigor, a participação de mercado da empresa é um dos componentes de análise considerado pelo GEMP”, afirmou a estatal.

A empresa explicou que a importação de gasolina por terceiros para o mercado interno aumentou de 240 mil metros cúbicos em fevereiro para 419 mil em abril, com previsão de manutenção em torno deste nível em maio. No diesel a importação saiu de 564 mil metros cúbicos em fevereiro para 811 mil em abril e previsão de mais de 1 milhão de metros cúbicos em maio. Com isso, as refinarias da Petrobras podem chegar a um fator de utilização abaixo do último dado divulgado pela companhia em seus resultados trimestrais, que foi de 77%.

“Neste cenário, os fatores relacionados ao preço dos derivados no mercado internacional e a oscilação da moeda nacional também foram avaliados pelo GEMP e os novos preços continuam com uma margem positiva em relação à paridade internacional, conforme princípio da política anunciada, e estão alinhados com os objetivos do Plano de Negócios 2017/2021”, informou a petroleira.

Segundo a Petrobras, o comitê executivo avaliou ainda que a política de preços com correções pelo menos mensais, embora um avanço significativo em relação ao sistema anterior, não tem refletido tempestivamente as volatilidades de preços de internacionais de derivados e câmbio entre as datas dos reajustes, fato agravado pelo acréscimo recente na volatilidade da taxa de câmbio. Esta constatação tem crescentemente sido parte das discussões do GEMP e pode fundamentar aumentos na frequência dos ajustes de preços.

A Petrobras ressaltou que as revisões de preço feitas nas refinarias podem ou não se refletir no preço final ao consumidor. Isso depende de repasses feitos por outros integrantes da cadeia de combustíveis, especialmente distribuidoras e postos revendedores.

A companhia afirmou que, se o ajuste feito hoje for integralmente repassado e não houver alterações nas demais parcelas que compõem o preço ao consumidor final, o diesel pode reduzir 2,2%, ou cerca de R$ 0,07 por litro, em média, e a gasolina, 2,4% ou R$ 0,09 por litro, em média.

 

 

Published by
Redação

Recent Posts

Explosões são registradas no Irã; preço do barril de petróleo em alta

  Publicado às 23h14 Atualizado às 23h58   A rede de TV americana ABC informou…

18 de abril de 2024

Notícia da Unipar, CSN, Raízen, Bradespar, dividendo da Vibra, CCR, Iguatemi e outros destaques

  Publicado às 22h39   Notícias corporativas Assembleia da Unipar (UNIP3, UNIP6) aprova aumento do…

18 de abril de 2024

J.P. Morgan eleva participação na Bradespar (BRAP4)

  O J.P. Morgan Chase & Co. elevou participação na Bradespar (BRAP4). A informação foi…

18 de abril de 2024

CSN (CSNA3) sobre oferta de aquisição de ativos da InterCement: discussões ‘continuam em andamento’

  Publicado às 22h27   A Companhia Siderúrgica Nacional - CSN (CSNA3) se manifestou sobre…

18 de abril de 2024

Raízen (RAIZ4) assina a venda de 31 projetos de geração solar distribuída

Publicado às 22h14   A Raízen (RAIZ4) assinou com a Infraestrutura Brasil Holding 32 (Élis…

18 de abril de 2024

Petrobras e BP assinam Memorando de Entendimentos para negócios e pesquisa em diversos segmentos de atuação

  Publicado às 21h58   A Petrobras (PETR3, PETR4) informou que assinou nesta quinta-feira, 18,…

18 de abril de 2024