- Finance News - https://financenews.com.br -

Ibovespa fecha em leve alta nesta segunda-feira

Atualizada às 17h22

 

O Ibovespa fechou em leve alta nesta segunda-feira. No intraday o índice chegou a perder os 65 mil pontos mas depois retomou essa região de preço.

Bradespar (BRAPT4), holding que detém ações da Vale, liderou as perdas. O setor siderúrgico (Usiminas, Metalúrgica Gerdau e CSN) também ficaram entre as maiores quedas.

Vale (VALE3, VALE5) diminuiu as perdas no fim do pregão, mesmo assim fechou em baixa.

Rumo (RAIL3) liderou os ganhos nesta segunda. Suzano e Fibria tiveram mais um dia de alta depois dos forte ganhos na última sexta.

Entre os bancos que estão no Ibovespa, destaque para Itaú (ITUB4), que se valorizou 1,6%. O papel é um dos que têm mais peso no índice.

Petrobras (PETR4) subiu 1,2%% apesar da queda do petróleo com a retomada da produção na Líbia.

 

 

MAIORES ALTAS DO IBOVESPA

untitled

MAIORES QUEDAS DO IBOVESPA

untitled

 

 

FOI DESTAQUE NO SETOR CORPORATIVO

Projeto de expansão da Fibria inicia operação em setembro

A Fibria (FIBR3) afirmou que já concluiu 87% da execução física relativa ao plano de expansão da companhia, que consiste na construção da segunda linha de produção de celulose em Três Lagoas, no Estado do Mato Grosso do Sul.

O chamado de Projeto Horizonte 2 tem capacidade anual de 1,95 milhão de toneladas de celulose.

A Fibria antecipou a previsão de início da operação da nova linha de produção de celulose, que em princípio era para o início do quarto trimestre de 2017, passando para o começo do mês de setembro de 2017.

O Projeto Horizonte 2 amplia a capacidade de produção da unidade de Três Lagoas para 3,25 milhões de toneladas de celulose/ano. Para 2017, é esperado que a nova linha de produção de celulose produza o volume de 377 mil toneladas.

 

Novo presidente da OSX

Marco Aurélio Guerreiro de Souza foi eleito para os cargos de Diretor Presidente e Diretor de Relações com Investidores da OSX (OSXB3). Eduardo Meira Farina foi destituído dos cargos de Diretor Presidente e de Diretor de Relações com Investidores pelo Conselho da empresa.

 

Ação nos EUA não cria, neste momento, obrigação financeira, diz Eletrobras

A Eletrobras (ELET3) enviou um Fato Relevante ao mercado para esclarecer notícias divulgadas pela imprensa sobre a ação coletiva movida por investidores contra a empresa nos Estados Unidos.

Segundo a companhia, na última segunda-feira foi divulgado o resultado da audiência de defesa preliminar (motion to dismiss).

A Eletrobras afirma que o Tribunal acatou parcialmente os argumentos dela e parcialmente os argumentos dos reclamantes.

“O processo agora passará para a fase de certificação (“class certification”) e “discovery”, sem criar, neste momento, obrigação financeira para a Eletrobras”, afirma o documento assinado por Wilson Ferreira Junior, presidente da empresa.

 

Juiz afasta Joesley do conselho da J&F

O juiz Vallisney de Souza Oliveira determinou o afastamento de Joesley Batista da presidência do conselho da administração do grupo J&F e de umas de suas empresas, a Eldorado, que atua no ramo de celulose. A decisão do magistrado da 10ª Vara Federal de Brasília foi anunciada nesta sexta-feira.

Pertencem à holding J&F, a JBS (JBSS3), o Banco Original, a Alpargatas, entre outras companhias.

Joesley está proibido de deliberar sobre qualquer assunto relacionado à administração da Eldorado.

O juiz determinou também o bloqueio de todas as ações do grupo J&F na Eldorado.

Em 30 dias deve ser escolhido um nome do mercado para presidir o conselho de administração.

As determinações judiciais ocorrem no âmbito de uma investigação contra a Eldorado por supostas irregularidades na obtenção de recursos financiados por fundos de pensão.

 

Consórcio liderado pela Petrobras é multado em R$ 2,6 bi

Segundo a Agência Brasil, a agência do governo federal, o consórcio BM-S-11 foi autuado pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, na operação do Campo de Lula, no pré-sal da Bacia de Santos.

De acordo com a Petrobras, operadora majoritária do consórcio, a autuação, no valor de R$ 2,6 bilhões, foi causada pela divergência na interpretação da aplicação dos preços do petróleo utilizados para o cálculo das participações governamentais referentes ao período de maio de 2013 a dezembro de 2016.

 

Petrobras não vai reajustar preço do diesel e da gasolina

O Grupo Executivo de Mercado e Preços (GEMP) da Petrobras (PETR4) decidiu manter os preços do diesel e da gasolina nas refinarias.

A Petrobras afirmou que a decisão também reflete o efeito combinado de desvalorização do real e aumento no valor dos fretes marítimos, além de ajustes na competitividade da empresa no mercado interno.

Leia a notícia completa aqui. [1]

 

Oi busca alternativas para entendimento entre acionistas e credores

A empresa de telefonia Oi (OIBR4) informou que suas atividades têm sido desenvolvidas normalmente e que está comprometida em garantir a sustentabilidade da companhia. A empresa encontra-se em processo de recuperação judicial e, recentemente, o governo tem sinalizado que pode fazer uma intervenção na empresa, caso seja necessário.

“É parte do nosso comprometimento também buscar intensamente e incansavelmente as alternativas possíveis para viabilizar o entendimento, o mais rapidamente possível, entre acionistas e credores, no sentido de se chegar a um acordo que assegure um ambiente positivo para o futuro da Oi. É importante que as duas partes, entendendo suas responsabilidades, se engajem para alcançar a aprovação de um plano de recuperação judicial que fortaleça a Oi”, diz o presidente da empresa, Marco Schroeder.

 

AGENDA DA SEMANA

SEGUNDA

Na segunda-feira e na terça é feriado na China e suas Bolsas não funcionam.

TERÇA

Na terça-feira às atenções se voltam para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O presidente da corte, Gilmar Mendes, marcou para às 9h, o início do julgamento da ação em que o PSDB pede a cassação da chapa Dilma-Temer.

QUARTA

Na quarta-feira às 15h vai ser divulgada a ata do Fomc, o comitê que decide as taxas de juros nos EUA. A ata fornece percepções detalhados sobre a posição dos integrantes do comitê sobre a política monetária. Por isso pode trazer pistas sobre o rumo dos juros nos EUA.

SEXTA

Na sexta às 9h será divulgado o índice de inflação oficial, o IPCA de março. Às 9h30min é anunciado o Payroll, um indicador da geração de emprego no EUA. O Payroll mede a variação do número de pessoas empregadas durante o último mês de todas as empresas não-agrícolas.