Ibovespa fecha em alta com ajuda de bancos

24 de abril de 2017 Por Redação

Atualizado às 17h21

 

O Ibovespa reduziu os ganhos durante o pregão mas mesmo assim fechou em alta nesta segunda-feira.

Os principais papéis do setor financeiro (Itaú, Bradesco e Banco do Brasil) se valorizaram e ajudaram o índice a subir.

O destaque do pregão desta segunda-feira, foi Hypermarcas (HYPE3), que subiu após notícias de que seus acionistas controladores receberam propostas para vender a companhia. Em comunicado a empresa negou tratativas, o que fez as ações recuarem de 7% para 3%.

A vitória do centrista Emmanuel Macron no primeiro turno das eleições francesas e a notícia de que venceria a candidata de extrema direita, Marine Le Pen, da Frente Nacional, no segundo turno animou as Bolsas pelo mundo.

Le Pen é contra a permanência da França na União Europeia e na Zona do Euro. Macron é pró-Europeu.

No Brasil, as atenções se voltam para a Reforma da previdência. O presidente Michel Temer convocou os líderes da base aliada e ministros para uma reunião no fim da tarde de domingo. De acordo com o jornal O Globo e o Estado de S. Paulo, o governo endureceu as negociações com os deputados e prometeu não fazer novas concessões na reforma da Previdência.

O jornal Estado de S. Paulo divulgou nesta segunda que o apoio na Câmara ao presidente Michel Temer caiu às vésperas da votação das reformas. Passou de 91% para 79%.

 

MAIORES ALTAS DO IBOVESPA

24a

 

MAIORES QUEDAS DO IBOVESPA

24b

 

Mercado eleva estimativa para crescimento este ano

De acordo com as instituições financeiras ouvidas pelo Banco Central no relatório Focus, a estimativa para o Produto Interno Bruto este ano foi ligeiramente maior do que na pesquisa anterior.

A previsão de crescimento passou de 0,40% para 0,43% este ano. Leia mais detalhes do relatório Focus aqui.

 

FOI DESTAQUE NO SETOR CORPORATIVO

 

Alpargatas quer migrar para o Novo Mercado

O Conselho de Administração da Alpargatas (ALPA4) autorizou a convocação de Assembleia Geral Extraordinária e Assembleia Geral Especial de acionistas detentores de ações preferenciais para deliberar sobre a migração da empresa para o segmento especial de listagem do Novo Mercado da BM&FBOVESPA.

Em Fato Relevante enviado ao mercado, a Alpargatas afirma que a medida será benéfica para a companhia e para os seus acionistas, proporcionando melhores práticas de governança corporativa; direito de voto a todos os acionistas e, aos acionistas não-controladores, o direito de venda conjunta de suas ações pelo mesmo preço pago aos acionistas controladores em caso de alienação de controle a terceiros (tag along integral). Além disso, permitirá ainda um acesso mais amplo da empresa ao mercado de capitais, e potencial de maior liquidez de suas ações.

 

M. Dias

A M. Dias Branco (MDIA3) informou que o consórcio constituído pela companhia em parceria com a empresa Bunge especificamente para participar da licitação da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) foi classificado em primeiro lugar na fase de abertura de propostas e classificação dos concorrentes.

A licitação tem por objeto o arrendamento de área e infraestrutura pública para a movimentação e armazenagem de graneis sólidos de origem vegetal, especialmente trigo, localizada dentro do porto organizado do Rio de Janeiro.

 

Prumo

A Prumo Logística (PRML3) assinou acordo preliminar com a Port of Antwerp International (PAI).

Em Fato Relevante, a empresa afirmou que o acordo estabelece a intenção das partes em analisar uma potencial parceria na prestação, pela PAI à Porto do Açu Operações, de serviços de consultoria, serviços de operação e/ou um potencial investimento.

“Os estudos conjuntos serão focados no desenvolvimento e exploração do complexo industrial do Porto do Açu e deverão ser conduzidos de modo exclusivo até 30 de junho de 2017”, afirmou a Prumo.

 

Na agenda da semana

Terça, 25

– às 10h30 nota do setor externo de março (transações correntes)

Quarta, 26

– Santander divulga antes da abertura do mercado os resultados do primeiro trimestre 2017

Quinta, 27

– Vale divulga os resultados do primeiro trimestre 2017

– Bradesco divulga os resultados do primeiro trimestre 2017

– às 12h resultado primário do governo central

Sexta, 28

– às 9h30 PIB trimestral dos EUA

 

Análise Gráfica

O investidor e trader Leonel Lacerda estuda em vídeo o índice Bovespa e mostra seus suportes e resistências. No mesmo vídeo confira o estudo para Petr4, Vale5, Itub4, Bbas3, Bbdc4, Pcar4, Rail3, Brfs3, Goau4 e Ggbr4. O vídeo foi gravado neste fim de semana e feito com base no fechamento da quinta-feira, dia 20 (último pregão da semana que passou).

Para assistir, clique aqui.

 

Queremos lhe ouvir

Se você viu algum erro na reportagem ou se quer fazer algum comentário (sugestão, crítica) para que possamos aprimorar nosso serviço, escreva para [email protected]