Metalúrgica Gerdau fará permuta de ações. Goau4 derrete e Ggbr3 sobe forte

8 de março de 2017 Por Redação

 

screenshot_16

 

A holding Metalúrgica Gerdau (GOUA4) e o Banco BTG Pactual celebraram o Contrato de Permuta de Ações de Emissão da Gerdau.

O objetivo é regular a permuta das 34 milhões 209 mil e 522 ações ordinárias de emissão da companhia (GGBR3) detidas pelo BTG Pactual por 33 milhões 358 mil 668 ações preferenciais de emissão da empresa (GGBR4) detidas pela Metalúrgica Gerdau.

Com a medida, as ações Goau4 tiveram forte queda de 7,5% no pregão desta quarta-feira (8). Já os papéis ordinários Ggbr3 saltaram 17%.

Em Fato Relevante, a siderúrgica informou que a relação de permuta prevista no Contrato corresponde a uma ação ordinária de emissão da companhia (GGBR3) para cada 0,9751 ação preferencial (GGBR4).

Com a formalização do Contrato de Permuta, a Metalúrgica Gerdau passa a ser titular de 483.922.176 ações ordinárias (GGBR3) e de 169.447.907 ações preferenciais (GGBR4).

Por causa do aumento da participação no capital ordinário da Gerdau, a Metalúrgica Gerdau submeterá à Comissão de Valores Mobiliários, em até 30 dias, pedido de registro de oferta pública de aquisição de ações (OPA) por aumento de participação.

Os acionistas da Gerdau que aderirem à OPA receberão as ações preferencias (GGBR4) oferecidas em permuta na data de liquidação do leilão da OPA.

A relação de permuta da OPA atribuirá 1 ação preferencial (GGBR4) para cada 1 ação ordinária (GGBR3) que aderir à OPA.

Segundo o Fato Relevante, considerando a média ponderada de negociações das ações preferenciais (GGBR4) e ordinárias (GGBR3) de emissão da companhia nos últimos 60 dias, bem como a média ponderada destas mesmas ações nos últimos 5 pregões, a relação de permuta consiste em um prêmio de 40% e 41%, respectivamente, aos acionistas que decidirem aderir à OPA.

A Metalúrgica Gerdau acredita que a permuta realizada nesta data e a permuta a ser realizada no âmbito da OPA “estão em linha com os esforços que vem conduzindo nos últimos dois anos para reduzir sua alavancagem financeira, além de eliminar a exposição às incertezas de mercado com a antecipação da liquidação da obrigação junto ao BTG”.

Ao mesmo tempo, acredita que a OPA, nos termos a serem propostos, é justa e adequada também aos acionistas minoritários da Gerdau S.A, principalmente no que concerne à liquidez de seus investimentos.