Ibovespa fecha em alta. Cemig lidera os ganhos

13 de março de 2017 Por Redação

Atualizada às 17h10

 

O índice Bovespa fechou em alta nesta segunda-feira. O Ibovespa retomou o patamar dos 65 mil pontos.

O destaque positivo foi Cemig (CMIG4) que liderou os ganhos. Os investidores repercutiram a informação da agência Reuters de que a companhia mineira planeja vender participação em duas subsidiárias (mais detalhes abaixo). Os papéis Cmig4 subiram 5%.

Vale (VALE5, VALE3) e Bradespar (BRAP4), holding que detém ações da Vale, também fecharam entre as maiores altas do dia.

O destaque negativo foi Estácio (ESTC3) que caiu 2,8%.

Na agenda, nesta segunda os investidores aguardam os dados da produção industrial na China, que vão ser divulgados às 23h.

Na quarta-feira às atenções se voltam ao Fomc (Comitê que decide a taxa de juros nos EUA). Vai ser anunciada a decisão sobre os juros americanos. A expectativa do mercado é de aumento de 25 pontos-base (15h). Às 15h30 ocorre a declaração da presidente do banco central dos EUA, Janet Yellen. Ela deve falar sobre as novas projeções para economia americana.

 

MAIORES ALTAS DO IBOVESPA

untitled

MAIORES QUEDAS DO IBOVESPA

untitled

 

NO SETOR CORPORATIVO

 

Cemig

Segundo a agência de notícias Reuters, a Cemig (CMIG4) planeja vender participação em duas unidades: Cemig GT (geração e transmissão) e Cemig D (distribuição). Após a venda, o objetivo seria listá-las na Bolsa de São Paulo e Nova York por meio de uma IPO (oferta pública).

A informação é atribuída a uma fonte que pediu anonimato. Os recursos seriam usados para reduzir a dívida da Cemig.

 

Oi

De acordo com o jornal Valor Econômico, um dos principais acionistas da Oi (OIBR4), o empresário Nelson Tanure está alugando ações da operadora. O objetivo seria reforçar sua participação no capital da tele, o que em tese aumenta seu poder de fogo na assembleia geral de acionistas marcada para 28 de abril.

Já segundo a coluna Radar On-line da Veja, a empresa vai propor no plano de recuperação judicial o não pagamento de dividendos nos próximos 10 anos.

 

Saraiva

Segundo o blog “Coluna do Broad” no jornal Estado de S. Paulo, uma briga familiar na Saraiva (SLED4) estaria impondo um ritmo lento às conversas para uma fusão com a livraria Cultura.

Ainda de acordo com o blog, outra briga na Saraiva é com a gestora coreana GWI, minoritário que já reduziu substancialmente sua posição na empresa.

 

Rumo

A partir desta segunda-feira, 13 de março, serão iniciados os negócios com as ações ordinárias de emissão da Rumo S.A. sob o código RAIL3 e nome do pregão RUMO S.A.

Até então o ticker era Rumo3.

A mudança se deve à conclusão da operação de incorporação da Rumo Logística pela Rumo S.A., aprovada na Assembleia Geral Extraordinária realizada em dezembro.

A Rumo é atualmente a maior operadora logística com base ferroviária independente da América Latina.

 

POLÍTICA

Na política, a tensão continua em Brasília os investidores devem ficar atentos a:

– possível divulgação das delações dos executivos da Odebrecht com o fim do sigilo desse conteúdo.

– possível entrega ao Supremo Tribunal Federal pelo Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, dos pedidos de inquéritos contra deputados, senadores e ministros acusados de receber propina.