QGEP assume a participação da Premier Oil no Bloco FZA-M-90

27 de dezembro de 2016 Por Redação

A QGEP Participações (QGEP3) anunciou que firmou um acordo visando assumir a participação de 35% que o seu sócio, a Premier Oil do Brasil Petróleo e Gás, detém no bloco exploratório FZA-M-90.

Como resultado, a QGEP deterá 100% de participação no bloco. Como parte do acordo, a QGEP receberá US$9,2 milhões, o qual foi calculado com base no valor da participação da Premier na garantia do programa exploratório mínimo, conforme definido pela ANP nos termos da licença.

O bloco está localizado na bacia de Foz do Amazonas e cobre uma área de 768,5 km2 . Os dados sísmicos do bloco já foram adquiridos e processados, e atualmente estão sendo interpretados buscando definir e priorizar as oportunidades exploratórias identificadas.

Para o cumprimento pleno das obrigações contratuais será necessário perfurar um poço exploratório até o término do Primeiro Período Exploratório, originalmente previsto para agosto de 2018. “A recente transação nos possibilita uma alavancagem em futuros farm outs, sobretudo considerando as recentes descobertas nas Guianas e no Suriname. Embora seja considerada um área de fronteira, outros operadores também deverão ter uma atividade exploratória nos próximos anos que poderão valorizar sobremaneira os blocos da margem equatorial” afirmou Lincoln Guardado, CEO da QGEP.

A transação está sujeita à aprovação da ANP e demais órgãos reguladores.