Dos 58 mil aos 60 mil pontos: o sobe desce do Ibovespa

2 de dezembro de 2016 Por Redação

 

O Ibovespa fechou em alta de 1,3% nesta sexta-feira aos 60.316 pontos. Na semana, o índice teve perdas de 2% e registrou a primeira queda após duas semanas de alta.

O pregão desta sexta foi agitado. O Ibov abriu em baixa e depois de afundar para perto dos 58 mil pontos reagiu e zerou as perdas. Até que foi divulgado o Relatório de Emprego dos EUA (Payroll) e o índice voltou a recuar. No meio da tarde, Petrobras, Vale e o setor bancário registravam alta e ajudavam o Ibovespa a ter valorização superior a 1%.

Os investidores repercutiram a informação de que os EUA criaram 178 mil vagas de trabalho em novembro. A taxa de desemprego caiu para 4,6%. O Payroll mede a variação do número de pessoas empregadas durante o último mês de todas as empresas, exceto as do setor agrícola, e é um dos dados mais importantes levado em consideração pelo Federal Reserve, o Banco Central americano, em suas decisões sobre os juros.

Os dados divulgados aumentam as chances de o FED elevar os juros e ter de aumentar as taxas a um ritmo mais rápido do que os mercados esperavam até agora.

Mesmo com o Ibovespa no positivo, a cautela deu o tom no mercado no Brasil.

A aprovação pela Câmara do pacote anticorrupção completamente desfigurado e com a previsão de sanções a juízes adicionou mais incertezas ao meio político devido ao fortalecimento do cenário de embate entre Justiça e Legislativo. Nesse contexto, existe ainda a tensão em Brasília com a delação dos executivos da Odebrecht. Esses fatos tendem a tornar para o governo mais complexa a tarefa de implementar as reformas necessárias para a economia. Essa situação, avaliam analistas, leva os investidores a ficar mais avessos ao risco.

O dólar teve alta de 0,13% a R$ 3,47.

 

 

MAIORES ALTAS DO IBOVESPA

021216

MAIORES BAIXAS DO IBOVESPA

212

 

 

Itália deixa Zona do Euro apreensiva

Na Europa a sessão foi marcada por índices de ações no negativo.

No radar dos investidores europeus está a realização na Itália, neste domingo dia 4,  de um referendo sobre a reforma constitucional. A proposta foi feita pelo primeiro-ministro Matteo Renzi. Analistas avaliam que a instabilidade política pode jogar o país em uma crise que agravará as dificuldades da economia e do sistema financeiro. O Banco Central Europeu está cauteloso.

 

 

OUTROS DESTAQUES

 

Ambev vai pagar juros sobre capital

A Ambev (ABEV3) comunicou que foi aprovada a distribuição de juros sobre capital próprio à razão de R$0,22 por ação, a serem deduzidos do resultado acumulado de 2016 com base no balanço extraordinário de 30 de novembro de 2016, sendo que esse valor deverá ser imputado aos dividendos mínimos obrigatórios deste exercício.

Acordo de leniência da Braskem em estágio avançado

A Braskem informou que se encontra em estágio avançado de negociação com as autoridades competentes no Brasil e Estados Unidos e que espera celebrar, com essas autoridades, um acordo de leniência compreendendo todos os fatos que envolveram a Companhia no âmbito da operação Lava Jato.

 

Embraer revisa programação

A Embraer (EMBR3) anunciou que vai atrasar a programação inicial de certificação e entrada em serviço do jato E175 E2 de 2020 para 2021.

A empresa afirma que essa reprogramação leva em consideração dois fatores: o contínuo interesse pelo jato E175 da geração atual de E-Jets no mercado norte-americano e a manutenção do atual limite de peso máximo de decolagem (MTOW) das aeronaves com até 76 assentos, com base nas recentes negociações entre as principais companhias aéreas americanas e seus respectivos sindicatos de pilotos.

Novas negociações entre as companhias aéreas e seus respectivos sindicatos estão previstas para ocorrer em 2019, quando as condições atuais podem ser revistas.

Os outros modelos dessa família de aeronaves, o E190 E2 e o E195 E2, permanecem com os seus prazos programados de certificação e entrada em serviço, inalterados, devendo ocorrer no 1º semestre de 2018 e em 2019, respectivamente.

A companhia reiterou que o programa de desenvolvimento e de certificação das aeronaves segue normalmente.

 

BTG

A Moody’s, uma das maiores agências de classificação de risco do mundo, alterou a perspectiva em escala global do BTG Pactual (BBTG11) de ‘negativa’ para ‘estável’.

 

Banco Pan

O Banco Pan (BPAN4) comunicou aos seus acionistas que na Reunião do Conselho de Administração da Companhia foi aprovada a incorporação da Panserv Prestadora de Serviços. O objetivo é tornar mais eficiente a estrutura societária do Banco Pan.

A empresa informou que não haverá custos relevantes para sua consecução da operação nem redução ou aumento na exposição a riscos.

O dia em que a Odebrecht pediu desculpas

A noite de quinta-feira foi marcada por um histórico pedido de desculpas da Odebrecht. A empreiteira reconheceu que participou de práticas impróprias em sua atividade empresarial e disse que isso não mais vai se repetir. Veja a nota da empresa aqui.

 

NA POLÍTICA

O jornal O Globo diz nesta sexta-feira que o presidente Michel Temer ouvirá PSDB e Armínio Fraga em busca de soluções para a economia.

 

NA ECONOMIA

Folha de S. Paulo, na coluna Painel, afirma que a gestão do ministro da fazenda Henrique Meirelles é alvo de pressão e críticas. A equipe está sendo exigida para ser mais criativa na busca de soluções para fazer  a economia crescer.

Já Meirelles disse que a crise política não afeta o ajuste fiscal. Confira detalhes aqui.