Ibovespa tenta romper os 62 mil pontos mas não consegue e fecha em baixa

24 de novembro de 2016 Por Redação

Atualizada às 18h20

 

O Ibovespa fechou em baixa de 0,9% aos 61.395  pontos. Depois de quatro altas seguidas, é a primeira queda.

O destaque desta quinta-feira foram as ações do Pão de Açúcar (PCAR4) que tiveram forte alta após a notícia de venda das operações da Via Varejo (empresa do mesmo grupo do Pão de Açúcar – veja mais informações abaixo). Os papéis da Via Varejo (VVAR4 + 21% e VVAR11 +14,2%) se valorizaram de forma expressiva.

Petrobras, Vale e bancos caíram.

Nesta quinta-feira é feriado nos Estados Unidos. Com as bolsas americanas fechadas, houve menos liquidez no mercado.

 

MAIORES ALTAS DO IBOV 

24

 

MAIORES BAIXAS DO IBOV

24-1

 

 

 

SETOR CORPORATIVO

 

Chilena interessada na Via Varejo, segundo jornal

Segundo o Jornal Valor Econômico, o processo de venda da Via Varejo tem avançado nos últimos dias. O Valor apurou que chilena Falabella é uma das interessadas. Também estaria na disputa as Lojas Americanas e a Steinhoff International, de origem alemã, mas com sede na África do Sul.

A Companhia Brasileira de Distribuição (dona do Pão Açúcar), informou nesta quarta que, em prosseguimento ao processo de avaliação de alternativas estratégicas envolvendo o investimento da Companhia na Via Varejo (VVAR3) e com base nas análises apresentadas por seus assessores, em reunião realizada nesta data o seu Conselho de Administração autorizou a diretoria a iniciar um processo de alienação da participação da Companhia no capital da Via Varejo. Segundo a Companhia, essa medida está em linha com a sua estratégia de longo prazo de focar no desenvolvimento do setor alimentar.

A Via Varejo é dona das Casas Bahia e do Ponto Frio.

 

Petrobras aprova acordos para encerrar onze ações individuais nos EUA

Petrobras informou que seu Conselho de Administração aprovou a celebração de acordos para encerrar onze ações individuais propostas perante a Corte Federal de Nova York. A estatal já havia celebrado acordos para encerrar outras quatro ações individuais propostas perante a Corte Federal de Nova York como informado em 21 de outubro.

No balanço do terceiro trimestre divulgado em 10 de novembro de 2016, a Petrobras reconheceu uma provisão de US$ 364 milhões. Os valores dos acordos informados hoje estão incluídos nessa provisão.

Essas onze ações individuais foram consolidadas, para fins de julgamento, com outras doze ações individuais (além das quatro já extintas por acordo) e a class action movidas contra a Companhia (e outros) perante a Corte Federal de Nova York, EUA. Com o anúncio desta terça-feira, a Petrobras alcança acordo em mais da metade das ações individuais consolidadas com a class action.

 

Alupar vence leilão de transmissão na Colômbia

A Alupar (ALUP11) venceu o processo de licitação UPME 07-2016 – Línea de Transmisión Virginia-Nueva Esperanza 500 kV, através de sua controlada Alupar Colômbia. A instalação de transmissão é composta por uma linha de transmissão de 500kV ligando a Subestação Nueva Esperanza (próximo à Bogotá) e a Subestação La Virginia (próximo à Pereira), com aproximadamente 200 km de extensão. A Receita Anual é de US$ 22.498.000,00 (em valores de dezembro de 2015) pelo prazo de 25 anos após a entrada em operação do projeto. A partir do 26º ano de operação, a Receita Anual é calculada conforme a regulação vigente e de forma vitalícia. O prazo de implementação é até 30 de novembro de 2021.

 

CPFL

A CPFL (CPFE3) comunicou aos seus acionistas e ao mercado em geral que foi apresentado hoje à Aneel o requerimento para que a agência reguladora autorize a transferência das ações de emissão da CPFL Energia detidas pelos acionistas integrantes de seu bloco de controle à State Grid Brazil Power Participações State Grid, subsidiária brasileira da State Grid International Development Limited.

Esta autorização é a última condição precedente para a consumação da transferência das ações de emissão da CPFL Energia detidas pelos Acionistas Controladores à State Grid.