- Finance News - https://financenews.com.br -

Aprenda com quem sabe

Série sou novo na Bolsa

screenshot_13

 

Reportagem 5:  Aprenda com quem sabe

 

O Finance News apresenta a última reportagem da série sobre os erros mais frequentes que pessoas iniciantes na Bolsa de Valores cometem. Nada melhor do que encerrar o tema mostrando a trajetória bem sucedida de um brasileiro que há mais de 50 anos aplica na renda variável.

 

 

Existem inúmeras pessoas que recorrem a investimentos mais arriscados como a Bolsa de Valores e por saberem gerenciar o risco (e ter um método consistente de aplicação) conseguem ter boa rentabilidade.

Há vários cases de sucesso no Brasil que poderiam ter seus nomes aqui mencionados. Mas para ilustrar tudo o que discorremos ao longo desta série, vamos nos deter em um nome que sintetiza bem o binômio método-disciplina como meio de obter bons resultados com seus investimentos.

 

Estamos falando do brasileiro Luiz Barsi Filho, um dos maiores investidores pessoa física da Bovespa com um capital na casa das centenas de milhões de reais (o valor exato ele não revela até porque varia de acordo com o preço das ações que investiu).

 

 

As lições de Barsi

 

Para acumular tanto dinheiro, além de muito trabalho, Barsi teve método e disciplina para aplicar sistematicamente seu dinheiro em empresas com bons fundamentos e olhando o longo prazo. Sensato e experiente, ele não se deixa levar pela histeria das fortes quedas nem pela euforia das fortes altas.

 

 

A estratégia do grande investidor

 

Luiz Barsi aplica seu dinheiro em ações de empresas que pagam bons dividendos (parte do lucro de uma companhia que é dividida entre os acionistas) e tem foco no longo prazo (pode ser décadas).

Com a experiência de quem já passou dos 70 anos, ensina que só compra ações perenes, de empresas que historicamente pagam bons dividendos. O investidor critica a visão de curto prazo do brasileiro e não se cansa de afirmar que é preciso desconfiar dos preços das ações calculados por analistas de algumas grandes instituições financeiras.

 

É um milionário de vida discreta. Nada de helicópteros ou mansões. Ele usa o metrô para ir de sua casa até o centro de São Paulo, onde tem um escritório.

 

O megainvestidor brasileiro, que se ressalte também costuma fazer trades (operações de curto prazo, embora esse não seja seu foco) é uma referência e seus ensinamentos devem ser lembrados por todos aqueles que desejam atingir a independência financeira, seja através do mercado de ações, ou de outros tipos de investimentos.

 

Acesse as outras reportagens da Série Sou Novato na Bolsa

 Sou novato na Bolsa [1] 

 Não confunda trade com investimento [2]

 O manejo de risco é seu aliado [3]  

 Qual seu método de investimento ? [4]