Ibovespa futuro opera perto da estabilidade

15 de setembro de 2017 Por Redação

Atualizado às 9h39min

O Ibovespa futuro (INDV17 – com vencimento para 18 de outubro) abriu perto da estabilidade. No horário acima subia 0,12% aos 75 mil 115 pontos.

Embora considerado um indicador de como poderá se comportar o mercado, esse índice nem sempre antecipa as informações que vão condicionar o pregão a partir das 10h.

Com relação às commodities, o minério de ferro na China voltou a fechar em queda. O spot no porto de Qingdao caiu -2,5% (US$ 72,13 ton).

Em âmbito internacional, a tensão volta à cena com o governo norte-coreano lançando mais um míssil que sobrevoou o Japão. O premiê japonês, Shinzo Abe, afirmou que o Japão “nunca tolerará” a “perigosa ação provocadora”.

Na Europa, uma explosão no metrô de Londres deixou 18 feridos, nenhum em estado grave. O caso é tratado como terrorismo pelas autoridades e derruba o principal índice acionário da Bolsa de Londres, o FTSE 100.

Em âmbito interno, as flechadas de Janot dão o tom nesta sexta.

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, apresentou ao Supremo Tribunal Federal (STF) nova denúncia contra o presidente Michel Temer sob acusação de organização criminosa e obstrução de Justiça. Assim como na primeira denúncia, caberá à Câmara dos Deputados decidir se o pedido deve ter continuidade.

O ministro Edson Fachin vai aguardar o plenário do STF analisar na próxima quarta-feira um pedido de Temer para suspender o andamento da denúncia para só depois enviar a denúncia contra o presidente à Câmara.

Enquanto isso o mercado vai avaliar se o pedido da PGR chegará enfraquecida à Câmara após a rescisão da delação dos irmãos Batista.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, afirmou que essa 2° denúncia contra Temer muda o calendário da reforma da Previdência, mas há chances de votação de alguns pontos ainda este ano.

Maia disse também que o governo ainda está longe de ter os 308 votos para aprovar a reforma da Previdência.

Leia também:

Denúncia contra Temer não afeta cronograma de votação de reformas, diz Meirelles

Notícia da Vale, Cesp, Fleury e outros destaques

Braskem tenta acordo em ação coletiva movida na justiça americana

Fachin decreta prisão preventiva de Joesley e Saud