Ibovespa futuro opera em leve alta

21 de setembro de 2017 Por Redação

Atualizado às 9h13min

O Ibovespa futuro (INDV17 – com vencimento para 18 de outubro) operava, no horário acima, em leve alta de  0,28% aos 76 mil 660 pontos. Embora considerado um indicador de como poderá se comportar o mercado, esse índice nem sempre antecipa as informações que vão condicionar o pregão a partir das 10h.

Com relação às commodities, o minério de ferro à vista no porto de Qingdao, na China, teve forte queda de 5,1%. O petróleo operava em baixa.

Em âmbito internacional repercute a decisão da agência de classificação de risco S&P de rebaixar a China por causa da rápida acumulação de credito. O rating de longo prazo passou de AA- para A+.

Em âmbito doméstico o Banco Central revelou nesta quinta, 21, seu relatório de inflação. No documento o BC aumentou a previsão para o crescimento do Produto Interno Bruto este ano de 0,5% para 0,7%.

O BC reduziu a previsão de inflação (IPCA) de 4% para 3,6% este ano.

Na política, o Planalto está em estado de atenção com a declaração do presidente da Câmara, Rodrigo Maia. O parlamentar disse que aliados do governo não podem “ficar levando facada nas costas”.

Segundo o blog do jornalista Gerson Camarotti, do G1, a preocupação do Planalto é que a crítica ocorre no momento em que a Câmara deve receber a segunda denúncia contra Michel Temer.

Outro destaque na política foi a aprovação, pela Câmara, no final da noite de ontem (20), em segundo turno, da análise do texto-base da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 282/2016, que estabelece o fim das coligações partidárias nas eleições proporcionais a partir de 2020. Faltam votar três destaques antes da PEC seguir para o Senado.

Nova sessão foi marcada para a concluir a análise do tema na próxima terça-feira (26). Para o sistema entrar em vigor nas próximas eleições, a PEC precisa ser votada pelo Senado e ser promulgada até o dia 7 de outubro, um ano antes das eleições de 2018.

Leia também:

Notícia da Multiplan, Itaúsa, São Carlos e outros destaques

Braskem: ‘não existe, até o momento, estudo aprofundado sobre reestruturação acionária’

Receita líquida da Randon aumenta

Texto-base de PEC aprovada em 2º turno na Câmara prevê fim de coligações em 2020