- Finance News - https://financenews.com.br -

Qual seu método de investimento?

Série sou novo na Bolsa

 

img_0527

 

Reportagem 4:  Tenha um método de investimento e disciplina para aplicá-lo

 

O Finance News apresenta a você uma série de reportagens sobre os erros mais frequentes que iniciantes na Bolsa de Valores cometem. Não é difícil encontrar pessoas que perderam boa parte de seu capital na Bolsa por falta de experiência na renda variável. Se você é novato na Bolsa, aprenda no texto abaixo que é fundamental ter um método de investimento e disciplina para aplicá-lo.

 

 

Se você perguntar a qualquer pessoa com experiência na Bolsa de Valores como ela conseguiu sobreviver operando em um mercado tão volátil, é muito provável que irá responder que isso se deve a ter um método de investimento, disciplina para aplicar esse método e um bom manejo de risco.

Sobre como administrar o risco, convidamos você a ler o texto já divulgado por essa série de reportagens (O manejo de risco é seu aliado [1]).

A seguir vamos explicar o que é, afinal, um método de investimento.

 

Qual é seu método de investimento?

Tente responder objetivamente a questão acima. Se não conseguiu é porque você, provavelmente, não tem um e isso é perigoso.

As pessoas não devem comprar ações simplesmente baseadas em notícias ou outras informações aleatórias. Se estiver fazendo dessa forma, até poderá estar ganhando algum dinheiro, mas também está correndo riscos maiores.

Ter um método de investimento significa criar um conjunto de regras que permitem ‘garimpar’ uma ação que você avaliou como promissora para obter ganhos no curto, médio ou longo prazo.

O método também pressupõe uma estratégia caso tudo dê errado e aí voltamos a falar no famoso manejo de risco.

 

O método do investidor

Existem as mais diferentes formas de um investidor criar seu método de investimento e isso depende muito do perfil dele: arrojado, moderado ou conservador.

Boa parte dos investidores que aplicam no longo prazo são adeptos do que se convencionou chamar de ‘value investing’ ou investimento de valor. É que Benjamin Graham ensinou em seu famoso livro ‘O investidor inteligente’. Graham dizia que “uma operação de investimento é aquela que, após uma profunda análise, promete a segurança do principal e um retorno adequado”.

Isso é um método de investimento: fazer uma profunda avaliação de uma empresa. Ler seus balanços, verificar se tem boa administração, se dá lucro, se gera dividendos, se a dívida está sob controle, entre outros pontos.

Quem olha os fundamentos de companhias compra papéis com o objetivo de mantê-los em carteiras por anos ou décadas.

Ter disciplina para seguir esse método significa que o investidor não irá se desfazer das ações apenas porque a empresa deu prejuízo em um determinado ano. É claro que se a empresa começar a dar prejuízos sistemáticos por muito tempo, o investidor, após uma avaliação, irá vender os papéis, até porque deve constar em seu método de investimento uma estratégia para esse tipo de caso.

 

 

O método do trader: tenha um ‘setup’

Quem gosta de comprar e vender ações para o curto prazo, como os traders, por exemplo, utiliza muito a palavra inglesa ‘setup’ para definir esse método de investimento. O ‘setup’ pode ser descrito como uma configuração que permite a seleção de ativos e também a compra ou venda de um papel.

Para criar um setup é usada, geralmente, a análise gráfica de ações. Outros usam uma matemática sofisticada aliada a estatística para construir seus setups.

Um bom setup prevê também uma estratégia de manejo do risco.

Os traders dificilmente compram um papel que está fora de seu setup, pois sabem que isso incorre em falta de disciplina, o que o levará a assumir riscos maiores.

Acesse esse link e assista a um vídeo de 5 minutos [2]sobre um exemplo de método de compra e venda de ações baseada em análise gráfica.

 

Inexperientes devem evitar opções e alavancagem

É muito comum ver analistas, principalmente os que utilizam análise gráfica, falando que ‘vão comprar uma determinada ação e ao mesmo tempo lançar uma opção para se proteger de fortes perdas, caso ocorram’. Ok, eles têm, pelo menos teoricamente, conhecimento para isso.

Mas se você é novo na Bolsa, muito cuidado com as Opções. Existem algumas pessoas do mercado que costumam afirmar: ‘opção é cemitério de malandro’.

O mercado de Opções é muito vasto. O importante é saber que Opção é um derivativo altamente volátil. O preço oscila muito, tanto para cima quanto para baixo, então você pode ter uma ideia do risco.

Especialistas sugerem que antes de usar essa estratégia, o ideal é fazer um curso e entender bem os riscos associados e, se mesmo assim, dúvidas persistirem, e você quiser muito operar uma Opção, consulte profissionais especializados e certificados para isso.

 

Acesse as outras reportagens da Série Sou Novato na Bolsa

 Sou novato na Bolsa [3] 

 Não confunda trade com investimento [4]

 O manejo de risco é seu aliado [1]  

 Aprenda com quem sabe [5]