Peter Drucker: as três perguntas que você deve se fazer

20 de agosto de 2017 Por Redação

 

screenshot_63

Peter Drucker ( Reprodução Wikipedia)

 

Peter Drucker revolucionou a área da administração com dezenas de livros e inúmeros artigos sobre a relação das pessoas com as organizações onde trabalham. De sua vasta obra, podem ser extraídos os mais variados tipos de aprendizados. Um deles é sobre as três perguntas fundamentais que todo profissional deveria se fazer.

Quais são meus valores?

Peter escreveu certa vez que para se autogerenciar é preciso responder de forma clara a questão: quais são os meus valores?

“As organizações têm valores e as pessoas, também”, afirmava. O escritor era taxativo em dizer que, para ser eficaz em uma organização, é preciso que os valores de um indivíduo sejam compatíveis com os da empresa.

Se você trabalha em uma companhia em que isso não ocorre, acabará frustrado, com impactos sobre sua eficiência.

Portanto, o colaborador deve refletir sobre esse ponto e buscar orientação profissional especializada caso esteja envolto em conflito de valores com a organização onde atua. É necessário ter em mente que a saída da empresa pode ser uma solução, por mais radical que isso pareça.

Quais são meus pontos fortes?

Outra questão que todo profissional deve se fazer, segundo o autor, é: quais são meus pontos fortes? Peter afirmava que as pessoas acham que conhecem suas capacidades, mas, geralmente, estão enganadas. Conhecer bem as qualidades que o diferenciam e aprimorá-las é uma importante ferramenta competitiva.

E existe uma forma de um funcionário descobrir seus pontos fortes: a análise de um feedback. “Sempre que se toma uma iniciativa ou uma decisão importante, deve-se anotar o que se espera que irá acontecer”, escreveu. Dias depois compare os resultados com as expectativas.

Como é meu desempenho?

A terceira pergunta e não menos importante: como é meu desempenho? Peter Drucker avaliava que cada pessoa, a partir de seus pontos fortes, tem sua própria maneira de conseguir um bom desempenho.

Ele afirmava que a análise de feedback pode indicar se há algo errado na maneira como um indivíduo exerce seu desempenho. Se houver, pode abrir espaço para outra questão: qual espaço melhor se adequa ao meu desempenho e valores?
Peter sugeria: se esforce para melhorar seu desempenho, mas “procure não executar atividade que você não seja capaz de desempenhar ou em que tenha um desempenho medíocre”.

 

É vedada expressamente a reprodução desse artigo sem autorização do Finance News