Notícia da BRF, forte alta do minério e outros destaques

18 de agosto de 2017 Por Redação

Atualizado às 8h11min

As Bolsas na Europa operavam em queda. Os dois atentados na Espanha elevam a aversão ao risco no Velho Continente.

Na Ásia apenas o principal índice da China, o Shanghai Comp., fechou perto da estabilidade. No Japão e em Hong Kong, os principais índices acionários tiveram queda.

A crise política interna que pode enfraquecer o presidente americano Donald Trump também está no radar dos mercados.

Com relação às commodities, o minério de ferro spot (62%, Qingdao, China) subiu 6,8% nesta sexta. Os futuros do minério também tiveram alta forte.

Já o barril de petróleo (WTI) tinha leve alta.

BRF

A BRF (BRFS3) informou que sua sociedade controlada TBQ Foods GmbH concluiu a oferta pública na Turquia para aquisição das ações detidas pelos acionistas minoritários da Banvit Bandirma Vitaminli Yem Sanayii A.Ş., passando a TBQ deter 91,71% do total das ações de emissão da Banvit.

BRF também comunicou que concluiu a alienação de 12.134.300 ações de sua emissão anteriormente mantidas em tesouraria, bem como as respectivas operações de total return swap.

CTEEP

A Fitch Ratings afirmou os ratings da CTEEP – Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (TRPL3). O rating Nacional Corporativo de Longo Prazo ‘AAA+(bra)’ com perspectiva estável; o rating Nacional de longo prazo primeira emissão de debêntures, com vencimento em 2017, afirmado em ‘AAA+(bra)’, o rating Nacional de longo prazo quarta emissão de debêntures, com vencimento em 2021, afirmado em ‘AAA+(bra)’ e o rating Nacional de longo prazo quinta emissão de debêntures, com vencimento em 2024, afirmado em ‘AAA+(bra)’.

Segundo a Fitch, os ratings refletem, principalmente, o perfil financeiro da companhia para os próximos anos, com base na renovação antecipada do contrato de concessão. A agência destaca também, o fluxo de caixa previsível da ISA CTEEP, exibindo o perfil de baixo risco dos negócios de transmissão de energia elétrica e elevada posição de liquidez da companhia.

Eletropaulo

A Eletropaulo (ELPL4, ELPL3) comunicou que a S&P elevou o rating de crédito corporativo da companhia em escala nacional em dois níveis, de “A-” para “A+”, com perspectiva estável. De acordo com a agência, a nova classificação de risco reflete o impacto da alteração de perspectiva do rating soberano, com alteração na tabela de mapeamento de ratings, anunciada na mesma data.

Light

A Light Serviços de Eletricidade informou que a Standard & Poor’s alterou os ratings corporativos da companhia de brBBB+ para brA na escala global e de brA-3 para brA-1 na escala nacional. A perspectiva da Light SESA foi alterada para positiva. Em seu relatório, a S&P Global destaca que a alteração dos ratings corporativos de emissores brasileiros do setor de infraestrutura reflete a reafirmação dos ratings soberanos do Brasil e a remoção da listagem CreditWatch com implicações negativas.

Inflação em SP

A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) divulgou nesta sexta-feira os dados do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) de São Paulo. O índice teve alta de 0,22% na segunda quadrissemana de agosto.

Esse resultado mostra um aumento da inflação, depois de subir 0,04% por cento na primeira quadrissemana do mês.

O IPC-Fipe mede as variações quadrissemanais dos preços às famílias paulistanas com renda mensal entre 1 e 10 salários mínimos.

Outras notícias

Polícia procura suposto terrorista

De acordo com a Agência de notícias EFE, as forças de segurança da Espanha estão à procura de Moussa Oukabir, irmão mais novo de um dos detidos pelo atentado no Boulevard de La Rambla, em Barcelona. Ele foi identificado como o suposto autor do ataque dessa quinta-feira,17, que deixou 14 mortos e 100 feridos.

Outro atentado

A polícia do governo regional da Catalunha matou na madrugada desta sexta pelo menos quatro supostos terroristas no município de Cambrils, na província de Tarragona, na Espanha, durante uma operação relacionada com um possível atentado após o ataque ocorrido em Barcelona.