Ibovespa fecha estável. Em agosto sobe 7,46%

31 de agosto de 2017 Por Redação

Atualizada às 17h25min

O Ibovespa fechou praticamente estável nesta quinta-feira, 31, de agosto. O índice caiu 0,07% aos 70 mil 835 pontos. Em agosto o Ibovespa se valorizou 7,46%. Foi o melhor resultado mensal do índice em 2017.

No pregão de hoje Eletrobras (ELET3) derreteu quase 5% e liderou as perdas do Ibovespa. Usiminas (USIM5) liderou os ganhos com alta de 4,8%.

A Cemig (CMIG4) caiu 1,8%. Segundo o jornal Folha de S. Paulo, a tentativa de obter um empréstimo junto ao BNDES para manter a concessão de usinas não foi bem sucedida. A União quer leiloar essas hidrelétricas que hoje estão com a Cemig.

Maiores altas do Ibovespa

310817a

Maiores quedas do Ibovespa

310817b

 

No radar do mercado esteve a decisão do Congresso Nacional que aprovou na madrugada desta quinta, 31, o texto-base, mas não concluiu a votação do projeto que revisa as metas fiscais de 2017 e de 2018 para um déficit de R$ 159 bilhões. O texto principal que previa alteração nos déficits fiscais dos dois anos chegou a ser aprovado, mas como a sessão se prolongou pela madrugada, o quórum mínimo necessário para prosseguimento da votação, que analisava cinco destaques, não foi alcançado.

O mercado repercutiu também o fato de o presidente Michel Temer ganhar mais tempo com a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal, Edson Fachin, de devolver nesta quarta, 30, para a Procuradoria-Geral da República o pedido de homologação da delação premiada do empresário Lúcio Funaro. Fachin pediu que ajustes sejam feitos no acordo.

Funaro citou nos depoimentos nomes de pessoas com foro privilegiado, entre os quais o do presidente Michel Temer.

Ele é testemunha-chave em processos que envolvem o deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e os ex-ministros Henrique Eduardo Alves e Geddel Vieira Lima.

Ainda na esfera política, o plenário da Câmara dos Deputados concluiu nesta quarta, 30, a votação dos destaques à Medida Provisória 777/2017, que cria a Taxa de Longo Prazo (TLP), nova taxa de juros do BNDES.

Já a votação de pontos da reforma política constantes da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 282/16, dentre outras mudanças acaba com as coligações partidárias e cria a chamada cláusula de desempenho, deverá ocorrer na próxima semana. Segundo a relatora da proposta, deputada Shéridan (PSDB-RR), foi fechado hoje um acordo para que a votação seja realizada na próxima terça-feira (5).

O presidente Michel Temer desembarcou na manhã desta quinta-feira, 31, por volta das 9h50 (22h50 de quarta-feira no horário de Brasília) em Pequim onde terá reuniões com o presidente Xi Jinping e investidores chineses, antes de participar da 9ª Cúpula do Brics (grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), entre 3 e 5 de setembro na cidade chinesa de Xiamen.

Corporativo

Cosan

Paula Kovarsky Rotta renunciou ao cargo de Diretora de Relações com Investidores da Cosan (CSAN3). Para o cargo foi eleito Guilherme Lelis Bernardo Machado.

J.B Duarte

A Indústrias J.B Duarte (JBDU3, JBDU4) comunicou nesta quinta que, após realizar entendimentos com a B3 e formalizar uma proposta para o enquadramento da companhia ao Regulamento dos Emissores da B3, recebeu da B3 (antiga Bovespa) a aceitação da referida proposta. Segundo a J.B, após a assinatura desse documento, a empresa deverá manter seu registro para negociação de ações na B3, assim como, suas ações deverão voltar a ser negociadas novamente de forma contínua.

Rumo

A Rumo (RAIL3) informou que, em Reunião do Conselho de Administração nesta quinta, 31, realizada nesta data, Ricardo Lewin foi eleito para o cargo de Diretor Vice-Presidente de Finanças e de Relações com Investidores da companhia. Ricardo é graduado em Engenharia pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, com pós-graduação na FGV em administração e MBA na Universidade da Califórnia – Berkeley. Nos últimos nove anos, foi diretor de fusões e aquisições da Cosan S.A. e anteriormente trabalhou na Votorantim Cimentos, Banco BBV e Banco Itaú.

Leia também:

Dividendos da Hering, combustível mais caro e outros destaques

Alpargatas adere a acordo de leniência

Qualicorp sobre ADI: ‘verdadeira aventura’

TCU condena Gabrielli e Cerveró em processo sobre compra de Pasadena